Igreja desfigurada.

Que tristeza quando vi a reforma da igreja Matriz de Ituverava, absurdo o que foi feito…
Uma das imagens mais marcantes de minha vida era a que via desde criança no centro da nave da igreja, uma figura retratada quase acima do altar, o mundo com o “desenho” de Jesus e Pedro, mãos segurando o mundo e com os pés sobre a redoma da terra. A riqueza de imagens desenhadas no teto da igreja, poderíamos ficar ali horas, notando os detalhes que o artista imprimiu em sua obra para depois ser descaracterizado, uma pena…como a diocese permitiu isso não saberia dizer, existe uma coisa chamada RESTAURO…mas, vimos outros devaneios artísticos pela cidade.
Quando pequeno acredito que em 1966 ainda se rezava a missa em latim pelo padre, e as mulheres iam com seus véus sobre a cabeça, fui batizado na igreja católica e “crismado” ali também, me lembro como se fosse hoje, passando aquele creme vermelho em minha testa, tinha até padrinho, e tenho ainda o meu “diploma” de batismo, muito legal. Ainda fazem isso hoje, em Ituverava?
Aos domingos era a missa uma oportunidade de ajudar o padre, entravamos em fila indiana junto ao padre e quando escolhidos sentávamos la na frente ao seu lado, tinha o incensário e o toque do sininho, que dava o ar mistico e santificado ao rito. O padre lendo a Biblia com suas mãos voltadas para o céu, e a molecada aproveitando o domingo para paquerar, tinham meninas que só se via na missa, heheh.
As entradas laterais, proporcionavam olhares de todos, comentando os vestidos e roupas.
Sempre o sino da igreja marcava finais de tarde, crepúsculos de paz, hoje no mundo virou trilogia nos livros, o que era ostentação na missa sentar na frente ou cantar ao lado do órgão, ou ir a frente para leitura responsiva virou FUNK. Mudança de valores na sociedade.
Casava-se e se dava em casamento, sempre o carro chegando e todos ali esperando a noiva, que atrasava quase sempre…
Vou contar uma coisa aqui que pouca gente sabe, o Thianão e o Celião e mais alguns podem lembrar, tinha uma turma de “bicão”, uma molecada que tinha até carteirinha que frequentava os casamentos e depois iam as festas, o programa do panico tem o impostor e em Ituverava nos anos 70, já existia os impostores, que entravam, nos casamentos somente para ir na festa e comer, era uma das atividades “subversivas” da molecada, heheh.
Ao lado direito da igreja no fundo ficava guardado o vinho do padre, e também la atras hehehe, eu sei por que me contaram, heheheheh…
Fiz minha primeira comunhão na igreja matriz mas o curso fiz na igrejinha do Rosário, do Largo “Véio”, isso mesmo, só que fui fazer a primeira comunhão sem o certificado, lembro que confessei os meus pecados para o padre na casa paroquial, fui morrendo de medo, e lembro ate´hoje o que confessei…ehehehe, só que não vou contar aqui, levei algumas aves marias, e muitos pai nossos, se fosse hoje, o Apostolo Paulo ficaria em segundo lugar na Bíblia na passagem em que ele se achava o maior pecador,hehehe..
Em arquitetura aprendi sobre as igrejas do Ciclo do ouro, sobre Notre Dame, as figuras horrendas ao seu redor, a posição estratégicas sobre confluências dos rios, o Galo la em cima, o conceito das torres cada vez mais altas para chegar mais próxima ao céu, a competição de cidades para a torre mais alta, a influencia Maçônica com seus signos e sinais na construção das igrejas, os iluminattis, templários, o graal, etc, etc..
Os movimentos carismáticos , conheci e tantos outros, antes tinha um grupo em Ituverava que cuidava dos casais, agora não me lembro o nome, todos fizeram parte de minha vida, as quermesses ja falei por aqui em vários textos, e da TEREZA LOPES, que fica aqui mais uma vez minha homenagem pela dedicação, e que a FÉ possa mudar o coração dos homens, e que os filhos e netos dos católicos de Ituverava, curtam bastante a festa de aniversario de sua igreja, e não se esquecendo que não esta na arquitetura e no rito aqui retratado por mim em minhas lembranças aquilo que tem que verdadeiramente ser feito, que e´a CARIDADE E O AMOR, E VC HOJE, O QUE TEM FEITO PARA MUDAR O MUNDO? PARABÉNS PELO NIVER….Nossa Senhora Do Carmo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *